quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tudo o que existe é fruto da mente criadora de Deus.

Deus colocou as cores em tudo, deu forma e tamanho a tudo que existe.

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas” – Jr 18:2-3

Deus é o grande oleiro, Ele moldou o pequeno grão de areia e também as grandes montanhas rochosas.

“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados” - Gn 2:1. Deus criou tudo e terminou.

Deus formou todas as coisas do começo ao fim. Ele não deixou que elas evoluíssem por si mesmas. No entanto ao homem, Deus deu autoridade para criar a partir de tudo o que Deus criou.

As obras de Arte

De todos os seres que passam pela Terra, nenhum pode criar algo sem utilizar a matéria prima criada por Deus, nem mesmo o diabo. Esse, no entanto, quer que a humanidade pense que ele pode criar algo a partir do nada.

Muitos cristãos, infelizmente, têm dado ao diabo status de criador, o que a Bíblia sagrada não aprova. Frases como: “Isso é obra do diabo”. “Essa cor é do diabo”

E assim existem tantas outras expressões que a Igreja tem usado constantemente.

O que devemos saber é que o diabo não criou os sons ou a música, e nem mesmo as cores, ou os alimentos. Satanás não é dono de nada disso. Pelo fato do diabo colocar em muitas músicas letras para o mal, dizemos que a música é do diabo, ao invés de dizermos que a mensagem é que é do mal.

Movimentos satanistas usam cores, traços e formas para identificarem seus ideais malignos e nós, povo de Deus, temos entregado ao diabo como se fosse dele. Ex: Quando éramos crianças...

Não existem também instrumentos musicais do diabo e instrumentos musicais de Jesus Cristo. Quando criança ouvia os líderes dizendo que bateria era instrumento do diabo, e que piano era instrumento de Deus.

Devemos saber que todos os instrumentos podem ser usados para Louvor e Adoração a Deus ou ao diabo.

O homem na Arte

Existem muitas formas de expressar Arte.

A Arte celebra a beleza, a beleza expressa a criação e a criação reflete o caráter de Deus.

Portanto, na sua essência a Arte, todo tipo, tem sua origem em Deus, embora nem toda Arte celebre a Deus.

O homem pode demonstrar traços do caráter de Deus nas Artes, esportes, ritmos, cores, formas, danças, literatura, e músicas.

O artista, nas suas obras, sempre celebra a Deus, mesmo sem demonstrar primariamente isso, mas as combinações das obras criadas por Deus exaltam a Ele, mesmo que não apareça o Seu nome.

Propósito das Artes

As Artes revelam uma fração do poder criador de Deus depositado no homem.

A produção artística é uma extensão da capacidade divina dada ao homem.

A arte produz descanso e conforto à alma do homem.

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda espécie de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” – Gn 2:9

Deus criou árvores agradáveis à vista. Com isso Deus convida o homem para um momento de descanso e lazer. Deus criou a pausa para vermos as árvores que Ele, o Artista Mestre fez.

A pausa, o descanso, inspiram e produzem ânimo para a produção.

A alma necessita de Descanso, as Artes propiciam descanso à alma, pois as Artes constroem os sonhos de Deus sobre a Terra.

“Disse mais o Senhor a Moisés: Vê, eu chamei por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo o artifício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira; enfim para trabalhar em todo o tipo de lavores.” – Ex 31:1-5