quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Deus e a comunicação

Deus é o nosso modelo de comunicação. Deus nos ensina de várias maneiras sobre a importância da comunicação. Deus sempre se fez entender, ou seja, Deus sempre se comunicou com eficiência com todas as gerações. O homem sempre soube sobre Deus e Suas intenções divinas.

Na Arte de comunicar, Deus é mestre por excelência, pois usou vários métodos.

a. Falar – “E disse Deus:...” – Gn 1:3. Deus usou e usa a comunicação oral.

b. Visualizar –“Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo...” – Ex 3:2. Deus usou e usa a comunicação visual.

c. Ilustrar – “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” - Sl 19:1. Deus usou e usa o ambiente como instrumento pedagógico.

d. Símbolos – “Este, o primeiro dos seus sinais miraculosos...” - Jo 2:11. Deus usou e usa símbolos para comunicar Sua mensagem de graça e amor.

Deus sempre se comunicou com o homem. Comunicar é transmitir informação; dar conhecimento de; fazer saber.

A Igreja e a comunicação

A Igreja é a Agência de Deus sobre a Terra. Deus delegou à Igreja a comunicação da Sua vontade, amor e graça. A Igreja tem o poder de comunicar a mensagem de Deus - Rm 1:16

Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” – 1Co 1:24

Todos os alvos ou visões dos ministérios e das denominações passam pela arte da comunicação.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” - Rm 10:14. O conteúdo da mensagem que temos a transmitir é o poder e a sabedoria de Deus, mas temos que pregá-la, ou seja, comunicá-la, para que a humanidade se salve. Esse texto mostra que a mensagem da salvação está nas mãos da Igreja.

O avanço do reino das trevas é proporcional ao recuo do Reino da Luz, ou melhor, o silêncio da Igreja permite que se ouça mais alto a voz ou a mensagem do mal.

A Igreja não deve se preocupar com a mensagem do mal, ou o seu volume, mas sim, concentrar esforços em apregoar a mensagem das mensagens, que é a mensagem do Reino de Deus.

O Cristão e a comunicação

A Bíblia sagrada nos ensina que as palavras são sementes. Assim como existem sementes ruins, ou seja, de erva daninha, e sementes de plantas que produzem frutos de excelente qualidade, assim também existem palavras que produzem males e palavras que produzem bens.

Muitas palavras causam pobreza e dor, e muitas palavras causam riquezas e alegrias. Cabe a cada cristão gerenciar a produção dessas sementes ou palavras. As nossas palavras têm significado no mundo material, assim como no mundo espiritual.

As nossas palavras geram idéias que geram atitudes, que, por sua vez, produzem resultados.

O grande diferencial que possuímos como geração eleita é que as nossas palavras estão alicerçadas na verdade.

A verdade é a realidade percebida ou não. Ao comunicarmos a verdade, estamos estabelecendo um padrão divino sobre as relações.

Existem dois níveis de verdade. A verdade eterna que é transcendente e a verdade como narrativa entre o ocorrido e o dito.

Nós cristãos possuímos, como conteúdo das nossas mensagens, os dois níveis. Por isso, não devemos temer os conteúdos da mídia, internet ou qualquer meio que comunique mensagens do mal, pois estamos estabelecidos sobre a verdade.

A existência do mal e suas manifestações, somente comprovam a existência do bem e a necessidade de suas manifestações.

Está na hora de cada cristão usar todos os meios existentes para comunicar a verdade que narra os fatos.

Devemos comunicar com confiança, alegria e autoridade, pois o nosso conteúdo é único.