"E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro." (Efésios 4: 11-14) Deus tem um propósito para cada um nós, um chamado, um ministério, mas para Deus nos usar como Ele deseja, primeiramente devemos ser preparados, treinados, forjados por Ele. E a matéria-prima que Deus vai usar para trabalhar é o nosso coração. Assim como Deus achou um coração confiável em Davi para depositar um Reino nas mãos dele, assim Ele deseja que em nós haja esse coração segundo o coração Dele para podermos governar e exercer influência por onde Deus nos enviar.
Davi levou 14 anos para assumir o trono desde que Deus o chamou para a obra.
Existem algumas ferramentas que Deus usa para trabalhar em nosso coração, mas existem duas que Deus usou muito para preparar Davi e também para proteger ele da soberba e do orgulho para que ele continua-se protegido pela graça de Deus durante seu reinado. E Deus usa essas mesmas ferramentas em nossas vidas para nos preparar para reinar, governar para que esse reinado seja duradouro como foi o de Davi.
São elas: As CIRCUNSTÂNCIAS e as OFENSAS ATRAVÉS DE PESSOAS - O Diabo usa pessoas para nos ofender, mas Deus deseja reverter essas ofensas para nos preparar e em aprendizado para amadurecimento afim de que estejamos aptos para exercer nosso chamado.
1) AS CIRCUNSTÂNCIAS
Deus nos leva a momentos de solidão, para Ele se revelar, se mostrar a nós como amigo fiel, Deus usa as enfermidades, finanças, adversidades, tribulações, para revelar o que está dentro do nosso coração a nós mesmos e a Ele.
2) OFENSAS DE OUTRAS PESSOAS
Deus usa pessoas como em 1 Samuel 1:7 onde Penina ofendia Ana porque ela não podia ter filhos. Assim Deus usa as ofensas das pessoas para nós exercitarmos perdão.
Em cada ofensa Satanás diz para não perdoarmos, para retrucarmos, respondermos a altura para ofendermos também a pessoa que nos ofendeu, dando o troco, nos vingando, virando a cara, não perdoando, evitando, passando de longe, ficando de bico e tudo é conseqüência da falta de perdão que traz: ira, ódio, rancor, amargura, e com isso nos priva da graça de Deus e contamina os outros.
Em Hebreus 12:15 diz: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contamine”.
Mas Deus diz: Perdoe, ame, abençoe, pague o mal com o bem! Etc... Mas para perdoar as ofensas que nos fazem temos que nos humilhar nos quebrantar e com isso nós vamos aprendendo a ter um coração rendido e confiável para Deus nos usar. Como você tem reagido diante das ofensas e das circunstâncias?
O termômetro para saber o que está em nosso coração são as nossas reações, como reagimos diante das ofensas. Deus está interessado no “vômito” da nossa alma!
Porque o que sai da nossa alma, da nossa boca através de palavras, do que falamos, no momento em que recebemos as ofensas das pessoas reflete o que está no nosso coração, se somos carnais, se estamos crucificados, se temos os frutos do espírito.
Deus usou pessoas para trabalhar em Davi e foram nos momentos de lutas e tribulações que ele escreveu os melhores salmos.
Tipos de pessoas que Deus usou para tratar a Davi e usa para tratar e trabalhar em nós.
- Saul: era sogro, rei, autoridade sobre Davi e tentava matar Davi, normalmente Deus usa autoridades para tratar com a gente, marido, chefe, pai, mãe, líder, sogro, sogra.
São oportunidades de Deus para nos empurrar para mais perto Dele e são as pessoas usadas por Deus para ofender você.
- Mical: Pessoas íntimas, próximas, filhos, filhas, mãe, marido, esposa, que não crêem na visão de Deus para você, ela recriminou a Davi por adorar a Deus com danças.
- Absalão: Como Davi sofreu quando Absalão seu filho o traiu. Pessoas da nossa confiança que de repente nos traem, filhos, ovelhas, etc...
Simei: 2 Samuel 16: 5 - 12
“Tendo o rei Davi chegado a Baurim, veio saindo dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gêra; e, adiantando-se, proferia maldições. Também atirava pedras contra Davi e todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valorosos iam à direita e à esquerda do rei”. Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura tirar-me a vida; quanto mais ainda esse benjamita? Deixai-o; deixai que amaldiçoe, porque o Senhor lho ordenou. Porventura o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia”.
Alguém já falou mal de você? Já caluniou você? Davi viu isso como a voz de Deus e reconheceu que a maldição era verdade era o que realmente estava no coração dele.
- Nabal: Esposo de Abigail, pessoas que te deixam na mão, que poderiam te ajudar, mas se negam quando você mais precisa. - Bateseba: Deus a usou para revelar a imoralidade do coração de Davi. - Joabe: Chefe do exército, Servo de Davi era uma pessoa de confiança de Davi, servo dele que não agiu como Davi esperava que ele agisse. - Natam: Autoridade espiritual, usado para dizer a verdade a Davi, para repreender ele, confrontar ele.
Conclusão: - Deus sempre vai permitir que sejamos ultrajados para tratar conosco, para revelar o que está no nosso coração! - Deus permite as ofensas para a gente perdoar e para perdoar temos que nos quebrantar e humilhar! Isso é Cruz!! - Deus quer forjar em nós um coração contrito e quebrantado. - Nossa reação às ofensas e tribulações = vômito da alma = o que está no nosso coração! - Devemos deixar que Deus faça justiça, que Ele nos defenda, no momento certo ele fará justiça e nos ajudará. Deus é quem nos justifica. Você até pode crucificar os teus dois pés e um dos braços, mas o braço que sobrar só outra pessoa pode crucificar para você! Ou seja, Deus sempre vai usar pessoas para te levar para a cruz para que a glória seja toda Dele, para que a graça e o poder Dele sejam aperfeiçoados na fraqueza.
Fonte: Devocional extraído de Vera Pauls – Culto de mulheres – 15/10/2008 |