quinta-feira, 15 de setembro de 2011

José, um pai alinhado com os planos de Deus para seu filho. Mt 2:13-23


Por: Marco Aurelio Sorna Santos

http://www.aecep.org.br/artigos/artigos_detalhes.asp?id=48



José foi um homem que liderou sua família em triunfo.

Deus, através de sonhos  orientou José nos momentos de perigo , onde, a integridade física de sua família corria risco de ser violada. Ele estava atento, havia um perseguidor (satanás) que intentava contra seu filho, que planejava alcançá-lo para destruí-lo.  Para isso estava usando o governo, as leis para dar cabo ao seu intento – impedir os planos de Deus na vida de seu filho.
Jesus era a única flecha da aljava do Pai (Deus).  Sua existência tinha um sentido, um propósito a ser cumprido.  Ainda como criança, indefesa, sem maturidade e naturalmente não ameaçadora a ninguém  o alvo que ele deveria  atingir já estava estabelecido  - A Salvação da Humanidade.
José sabia disso, então, se dispôs para cumprir, com excelência, o que Deus lhe havia confiado – A paternidade terrena do filho de Deus. Não mediu esforços para deixar sua parentela , seu trabalho, amizades e costumes  envolvendo-se numa viagem longa e dispendiosa de ir morar em outro país.  E para que?    Para manter vivo o “seu” filho.  Passado algum tempo, ainda atento  a direção de Deus,  retorna a seu país. Não na mesma cidade ou estado, mas conforme a direção do Senhor visando o chamado do “seu” filho.
Deus confiou a guarda de seus filhos a nós, assim como ele fez com José confiando - lhe a guarda de Jesus.  E como Jesus era flecha na aljava de Deus e José sabia disso, nossos filhos também são flechas da Sua aljava. Você tem consciência desse fato ?
Deus tem um plano e um alvo a ser atingido através de seus (as) filhos (as).
Você sabe que planos Deus tem para eles ?
Você está empregando seu esforço, disposição e tempo alinhando sua paternidade aos planos de Deus para seu filho ?
Ou , está vivendo sua vida, indiferente ao plano de Deus para o homem,  numa cosmovisão  não cristã de vida secularizada ? Onde, seu filho deva estudar,  crescer para ganhar dinheiro e ser rico.  Ao Invés de estudar para dominar e sujeitar a terra  com entendimento, cumprindo o que Deus disse ao homem na criação.
Que fim teríamos, se José tivesse falhado na  paternidade  terrena de Jesus ...  
Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade    (Salmos 127:4)