sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Perseverança que leva à Conquista


“Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus”. (Josué 14:9)

Essa promessa foi endereçada a Calebe, bem como a toda a sua casa. O nome Calebe significa corajoso, capaz. Queremos extrair alguns princípios contidos na vida desse servo de Deus, que fizeram dele um conquistador. Contemporâneo de Josué e sob a liderança de Moisés, foi um dos integrantes do grupo de 12 espias, príncipes dentre o povo, enviados para o reconhecimento de Canaã.

Os capítulos 13 e 14 de Números trazem o relato desse envio, em que por 40 dias percorreram e espiaram a nova terra, prestes a ser conquistada. O texto nos fala que, com exceção de Calebe e Josué, os demais espias, não exercendo fé para avançar, contaminaram o povo com sua incredulidade e rebeldia. Essa atitude trouxe o juízo de Deus sobre a nação. Em Números 14:37 encontramos a narrativa de que os 10 espias que infamaram a terra, morreram de praga perante o Senhor, assim como caíram no deserto todos aqueles que murmuraram contra Ele, de 20 anos para cima. Por estas razões, o projeto de Deus de conquista da terra prometida teve que ser adiado por mais 40 anos.

“Porém, o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, Eu o levarei à terra que entrou, e a sua semente a possuirá em herança”. (Nm14:24)

Calebe, a despeito de ter visto os mesmos gigantes e cidades fortificadas que viram os outros espiais, posiciona-se diante da nação declarando palavras de encorajamento.

O que podemos aprender com esse homem de Deus?:

1) Não se deixou contaminar pelo vírus mortal da falta de confiança nas promessas de Deus (Nm 14:9);

2) Sua fidelidade e perseverança chamaram a atenção do próprio Deus (Nm 14:24);

3) Sua disposição em confiar e servir ao Senhor trouxe-lhe renovo, inclusive do seu vigor físico: “Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal ainda é agora, para a guerra, para sair e para entrar”. (Js 14:11).

Calebe recebeu por herança o monte Hebrom, como recompensa por sua perseverança em seguir ao Senhor, conforme nos relata o capítulo 14 de Josué.

Desejo que a experiência de vida desse servo de Deus, estimule a mim e a você a perseverarmos nas promessas do nosso Pai, nestes dias de Conquistas.