sábado, 24 de outubro de 2009

Maturidade Emocional

Concordo com Henry Cloud e John Townsend quando dizem que não existe separação entre “vida espiritual” e “vida real”. É tudo uma coisa só. Existe a vida emocional e relacional, na qual aprendemos a resolver os problemas da vida real. Há também a vida espiritual, na qual aprendemos sobre Deus e crescemos em nosso relacionamento com ele. Nós sofremos porque vive¬mos em um mundo caído. Às vezes, as pessoas procuram aprender sobre religião e teologia com a Bíblia e sobre crescimento e orientação com a psicologia. Durante o período de 24 anos de profissão tenho percebido uma grande diferença em meu trabalho. Limitamos o processo de crescimento ao ajudar pessoas utilizando apenas meios psicológicos. Tenho percebido e acredito que a Bíblia e seus grandes ensinamentos transmitem conhecimentos da verdade e os princípios necessários para que as pessoas cresçam e amadureçam. A Bíblia deve ser tomada como fonte de conhecimento para o crescimento e a cura das emoções.

É necessário alcançar cura nas emoções, ou a pessoa ficará presa emocionalmente em algum lugar de sua história, o que a impedirá de viver uma vida abundante.

Daniel Goleman diz que a chave da inteligência emocional é a pessoa ter um autoconhecimento emocional, ou seja, reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. A falta de habilidade em reconhecer os verdadeiros sentimentos deixa uma pessoa a merce de suas emoções. O controle emocional, é a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Pessoas com esta habilidade são melhores pilotos de suas vidas. Esta habilidade permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos de outros, permitindo-lhes relacionamentos mais eficazes. Pessoas deficientes nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza, medo, tristeza, enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos reveses e contratempos da vida.

As lições aprendidas na infância modelam os circuitos emocionais. A boa notícia é que estes circuitos podem ser trabalhados, os hábitos podem ser moldados e os traumas podem ser curados. Tenho aprendido que as respostas para ajudar as pessoas a crescerem e amadurecerem estão na Bíblia. Todas pessoas precisam saber que necessitam crescer e amadurecer. Digo isso, porque, apenas alguns conseguem, porque têm sede e desejam conhecer melhor a Deus e seus caminhos. Outros ficam inertes diante de um problema ou crise. É triste, mas, nem sempre as pessoas apreciam a verdade quando é revelada. Conhecer melhor a Deus, crescer emocionalmente e ter relacionamentos melhores, é tudo uma questão de crescimento espiritual. Quando conhecemos e experimentamos o caminho que Deus criou, o caminho de crescimento espiritual, isso muda a nossa existência, pois encontramos a vida dele. Tudo muda, nossas emoções, nosso temperamento, nossa profissão, nossos relacionamentos.

“Os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gl 5:22-23)

O Espírito Santo provê qualquer temperamento dessas nove forças abrangentes e desconhece fraquezas. É o homem como Deus entende que deva ser. Ele terá sua individualidade mantida por suas forças inatas, mas não será mais dominado pelas fraquezas.
Todas essas características do Espírito Santo estão presentes na vida de Jesus Cristo. Jesus é o exemplo de maturidade emocional.

Devemos tê-lo como modelo para nossas vidas. Portanto: “andai segundo o Espírito e não cumprireis os desejos da carne”. Se vivermos pelo Espírito, seremos guiados também pelo Espírito. Andar segundo o Espírito e sentir-se pleno do Espírito Santo não são a mesma coisa, apesar de intimamente relacionadas.

São três as partes da alma do homem: a vontade, a mente e o coração (centro emocional). O homem é afetado emocionalmente pelo que é depositado na sua mente. Sua vida pode estar em um estado caótico pela sua maneira negativa de pensar. Sua vida não se endireitará até que sua mente o faça. A Bíblia diz que uma árvore é conhecida pelo seu fruto. Os pensamentos produzem frutos. Tenha pensamentos bons, e o fruto em sua vida será bom. O contrário também é verdadeiro.

Os próprios psicólogos dizem que o homem é incapaz de controlar suas emoções pela vontade. É verdade, pois só o poder de Jesus Cristo é capaz de tornar um indivíduo irado e sarcástico em um ser amoroso, compreensivo, generoso e dócil. Pessoas emocionalmente desequilibradas tendem a ser evitadas, o que agrava o seu desajuste emocional.

Se quisermos uma vida emocional plena, precisamos nos tornar vulneráveis, aprender a "dar a outra face", senão teremos de criar couraças emocionais até nos tornarmos uma ostra, completamente fechada, que não corre o menor risco de ser ferida. A escolha é sua. A mente tem de estar renovada para seguir o Espírito, e não a carne.

Vale dizer que o tratamento psicológico também pode ser um instrumento de ajuda para atingir a maturidade mais rapidamente porque a pessoa terá a mente renovada (Rm 12.2) e passará a conhecer seus próprios limites, aprende a respeitar a si mesma e aos demais sem criar muitas expectativas irreais com relação aos outros.


Por Carla Andrade