sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VIVENDO PARA GOVERNAR

Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança para exercer um papel de influência na terra. (Gênesis 1:27). Eles foram criados com um propósito. Qual era o Seu propósito quando trouxe Adão e Eva a existência?

Gênesis 28 – Deus os abençoou, e lhe disse: “sejam férteis e multipliquem-se. Encham e subjuguem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Deus tinha um projeto estabelecido para Adão e Eva, Ele os chamou para governar sobre a terra.

Significado da palavra governo: governador, regente, comandante, diretor, presidente, administrador, regulador, mestre, patrão, pai e chefe.

Deus criou cada pessoa com um propósito. Ele conta comigo e com você para executar o projeto no tempo certo. É necessário entender que quando somos chamados para áreas de governo, vamos influenciar outras pessoas através de nossas atitudes, através das vestes, no falar, com valores e princípios que temos como absolutos em nossa vida.

Como exercer governo:

Para exercermos governo é preciso ter alguns requisitos básicos, pois podemos influenciar para o bem como para o mal. O livro de Daniel traz exemplos de alguns jovens que foram chamados para trabalhar no palácio do rei, na Babilônia. Para esta função eram escolhidas somente algumas pessoas, conforme certos critérios, a saber:

  1. (Daniel 1:3) - E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes.
  2. (Daniel 1:4) - Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.

Deus escolhe jovens comprometidos com a sua visão, jovens com caráter, capazes de exercer o chamado de Deus nos dias de hoje.

Deus prepara os escolhidos de forma diferenciada:

(Daniel 1:5) - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. - Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.

Vemos neste capitulo que a ordem dada para os oficiais era de fazer com que os jovens escolhidos comessem a mesma comida e bebida do rei, porém Daniel propôs em seu coração não se contaminar. E Deus teve misericórdia dele, fez com que o despenseiro trouxesse legumes e água como era seu pedido.

Deus tinha um propósito na vida de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; Ele cuidou de cada detalhe.

Entendemos então que, Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos (Eliseu, Gideão, Moisés, Ester, entre outros). Deus conta com cada um de nós para influenciar esta geração, para governar é preciso ser fiel ao chamado, dizendo “SIM” para o chamado de Deus.

Sheila Oliveira Santos Mocelin.