Nunca Só
“Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.” (Êxodo 18:18 ARA)
Eu não me considero muito capacitado, especialmente quando o assunto é liderar irmãos em Cristo. Se alguma coisa funciona é por misericórdia. Claro que há líderes muito capazes e que lideram aos milhares com desempenho muito bom. Mas não existe super-homem no Reino de Deus e todos precisam de ajuda. Moisés aprendeu isso sofrendo; nós podemos aprender lendo.
Desde a equipe mais simples e pequena até a mais qualificada, sempre precisamos de pessoas para fazer o trabalho. É difícil lidar com elas, muitas são ingratas, algumas desistem, outras desapontam, desfalecem, traem e etc. Mas são as pessoas que Deus ama e assim como nós mesmos são imperfeitas.
Quando um homem que Deus usa entende isso e se submete ao poder sobrenatural de Deus para liderar um grupo, algo acontece. Aconteceu com Moisés e tantos outros, mesmo nos nossos dias, e por conta disso hoje temos igrejas com milhares e até dezenas de milhares de membros no Brasil. O que é necessário para que isso aconteça é os líderes, antes de mais ninguém, olharem para seus liderados com os olhos do Senhor, especialmente se tratando dos liderados mais diretos.
Temos ótimas pessoas ao nosso redor, precisando ser levantadas como Paulo fez com Barnabé ou como Davi fez com Mefibosete. Cabe a nós que lideramos buscar ser o exemplo e referencial de quem entendeu esta visão e colocá-la em prática, muitas vezes pagando o preço de ser desapontado, traído ou ter as coisas mal feitas (ou nem feitas). A nós que somos liderados, cabe olhar para as oportunidades que nos foram oferecidas e valoriza-las, fazer juz e principalmente não se comportar como ingrato.
Nem todos entenderão, nem todos corresponderão. Mas é assim mesmo, são os últimos dias. Se uns poucos de nós fizermos certo, já teremos feito nossa parte e isso fará muita diferença.
Mário Fernandez