terça-feira, 13 de outubro de 2009




“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Salmos 127:2 ARA)

Eu já fui viciado em trabalho, então me sinto a vontade para comentar o que vejo na vida de alguns preciosos irmãos e amigos. Sem a presença gloriosa do nosso Deus, trabalhar e não trabalhar dá na mesma. Evidentemente não estamos ensinando preguiça nem comodismo, mas uma leitura deste salmo faz muito bem. Levantar de madrugada sem o Senhor, dormir tarde sem o Senhor – é correr atrás do vento.

O fato é que podemos e devemos trabalhar para ter nosso sustento, não tem nada errado em ganhar dinheiro, não tem nada errado em trabalhar bastante. Mas nem tente fazer isso sem a bênção de Deus, tirando o Senhor do trono da sua vida, que o resultado é o mesmo que trabalhar pouco. Ou pior ainda: pode ser que fique rico. Tão rico que esqueça de Deus, e nada poderia ser pior.

O ponto central é que nada deve tomar o lugar do Senhor no nosso coração, e quem fica viciado em trabalho já caiu neste ponto. Ou porque colocou o trabalho onde não devia, ou porque colocou o desejo de ganhar dinheiro neste mesmo lugar. Devemos conduzir nossa vida para ganhar o dinheiro necessário a ter uma vida digna e pacífica, e se porventura o Senhor nos permitir ganhar mais, para praticar generosidade com os necessitados, investir na expansão do Reino e, porque não, ter algum conforto adicional. Tudo que exceder isso será ganância, que é irmã gêmea da avareza, que é pecado de idolatria.

Por outro lado, devemos lembrar que o Senhor nos dá enquanto dormimos. É só observar a agricultura que vemos este milagre – as plantações não crescem nem produzem mais pelo nosso esforço, mas durante a noite o Senhor opera. Dia a dia vemos crescer aquilo que é essencialmente um milagre, de uma semente que morreu para uma planta que nasceu.

Nem precisa comentar o quanto isso é difícil na sociedade em que vivemos. Mas se Deus é por nós…

“Pai, ensina-me a ser equilibrado em todas as coisas, inclusive na minha dedicação ao trabalho, para que seja bênção sobre minha vida e não transtorno.”

Mário Fernandez

http://www.ichtus.com.br/dev/page/3/