Visão Espiritual da Doença
“A enfermidade é basicamente um mal que contradiz e dificulta a vontade e o desejo de Deus para os Homens”
Em meio a muitos cristãos, criou-se uma acomodação em relacionar a doença como uma manifestação demoníaca, ou até mesmo como um castigo de Deus. Mas a palavra nos traz um leque mais amplo, com o verdadeiro propósito de Deus:
1 – Razões para as enfermidades.
1.1 A Natureza corrupta do homem proveniente da queda (Gn 3.19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.);
1.2 Legalidade dada a satanás;
1.3 Para fortalecer a fé (O testemunho de Jó - onde uma das diversas provações que o acometeu foi à enfermidade).
2– Obtemos cura na redenção.
2.1 Promessas do Velho Testamento – (Ex 15.26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.);
2.2 Promessas do Novo Testamento – (MT 8.17 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.)
3– Ferramentas para a Cura.
Temos diversas ferramentas, que podemos utilizar para obter o propósito, e muitas vezes ignoramos o que Deus tem nos dado, nos sentimos incapazes, não merecedores. Mas o Espírito Santo Capacita.
3.1 Imposição de Mãos – (2Ti 1.6 Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos).
3.2 Fé – (At 3.16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde).
3.3 Óleo – (Mc 6.13 E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam).
3.4 Oração (Sl 102.17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração).
3.5 Dons de Cura – (1Co 12.1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes).
4– Por que algumas pessoas não alcançam a cura.
4.1 Ignorância no pedir em Nome de Jesus – a incumbência é nossa de transmitir esta palavra;
4.2 Falta de concordância na Igreja – devemos estar diante do mesmo propósito;
4.3 Leis naturais negligenciadas – comida em excesso, vestimenta não adequada com a temperatura, falta de uma atividade física;
4.4 Pecados não confessados – ocultar é não estar na luz;
4.5 Dificuldade para perdoar – quando não perdoamos alguém, é como se estivéssemos tomando um veneno, querendo que o outro morra, (Lc 6.37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão).
Quando você estiver passando por alguma enfermidade seja ela física ou mental, pare de olhar para ela e perceba as promessas que Deus tem para sua vida, extraia o ensinamento e o propósito de cada situação, e lembre-se:
A MISERICÓRDIA DO PAI SE RENOVA A CADA DIA
Diego Pykosz de Oliveira