segunda-feira, 22 de junho de 2009

A importância da autoridade - Casos de rebelião no velho testamento

A QUEDA DE ADÃO E EVA (Gn 2.16-17; 3.1-6 e Rm 5.19)


1. A QUEDA DO HOMEM DEVIDO À DESOBEDIÊNCIA

Deus estava colocando Adão sob autoridade para que ele aprendesse obediência. Todas as coisas criadas foram colocadas sob a autoridade de Adão, mas Adão foi colocado sob a autoridade de Deus. Só o que está sob autoridade pode ser autoridade. Deus colocou Adão em autoridade e Eva sob sua autoridade. A queda do homem é devido à desobediência a Deus (Rm 13.2).

2. TODO O TRABALHO DEVE SER FEITO EM OBEDIÊNCIA
Eva fez sua própria vontade, rebelou-se contra Deus e caiu. Quando começamos a seguir o Senhor temos a tendência de encher nossa vida de muita atividade e pouca obediência. Mas na medida em que avançamos em espiritualidade nossas ações devem gradualmente diminuir e nossa obediência aumentar.

3. O BEM E O MAL ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS (Rm 1.21-23)
A ação do homem deve ser motivada por um senso de obediência. Antes de Adão e Eva comerem o fruto proibido, seu certo e errado estavam nas mãos de Deus. Quando comeram do fruto, acharam uma fonte de certo e errado em outro que não é o próprio Deus. A obra de redenção é trazer-nos de volta ao lugar em que possamos achar nosso certo e errado em Deus.

4. OS CRISTÃOS DEVEM OBEDECER À AUTORIDADE
Toda autoridade vem de Deus. O centurião, cujo servo estava enfermo, creu na autoridade de Jesus. Ele elogiou sua grande fé (Mt 8.8-10). Quando uma pessoa peca contra a autoridade de Deus, ela peca contra Deus. Por isso todo cristão deve aprender a obedecer sua autoridade. (Rm 13.1-2).

5. A PRIMEIRA LIÇÃO QUE UM LIDER DEVE APRENDER É DE OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE (1Pe 2.13, 2Co 10.8, 13.10)
O próprio Jesus sujeitou-se não só a Deus mas à autoridade dos homens. Quando um grupo de cristãos se congrega, imediatamente é formada uma ordem (cadeia de autoridade) espiritual. O lider cristão deve saber quem está acima dele. Muitos cristãos não têm a menor idéia de sujeição que lhes cabe, daí a confusão e desordem conseqüente.

6. A OBEDIÊNCIA PRECISA SER RESTAURADA (Rm 8.19-23)
Desde a queda de Adão a desordem tem prevalecido no universo. Cada um se julga capaz de distinguir o bem e o mal e de decidir o que está certo ou errado. A obediência é um princípio fundamental. Se a questão de autoridade não for resolvida, nada pode ser resolvido. As divisões existentes dentro da Igreja ou qualquer organização evangélica se organizam da rebelião.

7. NÃO PODE HAVER UNIDADE DO CORPO SEM AUTORIDADE DO CABEÇA
Deus está operando para recuperar a unidade do corpo. Para manter essa unidade precisamos permitir que a vida do Cabeça governe. Na medida em que prevalece a autoridade do Cabeça, a vontade de Deus é feita. Assim a Igreja se torna o reino de Deus.

8. ALGUMAS LIÇÕES DE OBEDIÊNCIA
a. Tenha um Espírito de Obediência.
b. Pratique a obediência.
c. Aprenda a exercer autoridade delegada, seja na Igreja, no lar ou no trabalho.
A Igreja sofre tanto por aqueles que não sabem obedecer, como por aqueles que não aprenderam como exercer autoridade.