sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Vitória ja é sua:

"Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram".
(Salmos 18:39)


A perseverança tem sido descrita como a capacidade de acompanhar um problema ou uma situação até que se resolva, apesar das dificuldades encontradas no caminho. Não é dificil perseverar quando tudo se abre a sua frente, mas quando a estrada para resolução se mostra cheia de obstáculos, precisamos de força para perseverar em meio a pressão.

A palavra de Deus nos diz que a perseverança, apesar de as vezes não ser agradável, é proveitosa para nós, pois sabemos "que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiencia; e a experiencia, a esperança" (Rm 5:3-4). De fato, temos ordem para permanecer no curso em que Deus nos colocou. "Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta". (Hb 12:1)

Peça ao Senhor que o ajude a agir como Davi e ser agressivo (a) com o inimigo, que tentará vencê-lo (a) pelo desânimo. Peça-lhe que o ajude a manter-se firme contra esse inimigo até que seja completamente destruido. Davi não se deteve enquanto o trabalho não foi consumado, e nós também não devemos deter-nos. Temos de orar até receber a resposta.

Peça a Deus que lhe de as forças necessarias para perseverar em oração. Com o poder divino fluindo através de você, não só vai resistir a quaisquer pressões, como também elininá-las. Lembre-se de que você não enfrenta sozinho (a) essa corrida de obstáculos. Deus está com você e vai muni-lo (a) de forças para a peleja.


POR ISSO A VITÓRIA SERÁ SUA.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VIVENDO PARA GOVERNAR

Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança para exercer um papel de influência na terra. (Gênesis 1:27). Eles foram criados com um propósito. Qual era o Seu propósito quando trouxe Adão e Eva a existência?

Gênesis 28 – Deus os abençoou, e lhe disse: “sejam férteis e multipliquem-se. Encham e subjuguem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Deus tinha um projeto estabelecido para Adão e Eva, Ele os chamou para governar sobre a terra.

Significado da palavra governo: governador, regente, comandante, diretor, presidente, administrador, regulador, mestre, patrão, pai e chefe.

Deus criou cada pessoa com um propósito. Ele conta comigo e com você para executar o projeto no tempo certo. É necessário entender que quando somos chamados para áreas de governo, vamos influenciar outras pessoas através de nossas atitudes, através das vestes, no falar, com valores e princípios que temos como absolutos em nossa vida.

Como exercer governo:

Para exercermos governo é preciso ter alguns requisitos básicos, pois podemos influenciar para o bem como para o mal. O livro de Daniel traz exemplos de alguns jovens que foram chamados para trabalhar no palácio do rei, na Babilônia. Para esta função eram escolhidas somente algumas pessoas, conforme certos critérios, a saber:

1. (Daniel 1:3) - E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes.

2. (Daniel 1:4) - Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.



Deus escolhe jovens comprometidos com a sua visão, jovens com caráter, capazes de exercer o chamado de Deus nos dias de hoje.

Deus prepara os escolhidos de forma diferenciada:

(Daniel 1:5) - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. - Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.

Vemos neste capitulo que a ordem dada para os oficiais era de fazer com que os jovens escolhidos comessem a mesma comida e bebida do rei, porém Daniel propôs em seu coração não se contaminar. E Deus teve misericórdia dele, fez com que o despenseiro trouxesse legumes e água como era seu pedido.

Deus tinha um propósito na vida de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; Ele cuidou de cada detalhe.

Entendemos então que, Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos (Eliseu, Gideão, Moisés, Ester, entre outros). Deus conta com cada um de nós para influenciar esta geração, para governar é preciso ser fiel ao chamado, dizendo “SIM” para o chamado de Deus.



Sheila Oliveira Santos Mocelin.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

VIVER NO MUNDO

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” (João 17:15 ARA)
Eu percebo que muitas pessoas tem a impressão errada de Deus, em vários sentidos e aspectos. Especialmente quando se trata de pedir as coisas a Ele, assunto que tenho estudado bastante ultimamente, parece que a distorção é ainda maior.
Deus é soberano e age como quiser, quando quiser e da forma que quiser, sem precisar prestar contas a ninguém – e de fato raramente o faz. Ainda assim, quando o faz, é por que quis e não por que precisava.
Os desafios virão, as tentações virão, os problemas virão. É inerente ao mundo em que vivemos. Nem Jesus pediu que seus mais próximos fossem tirados disso, apenas poupados da ação do mal. Note bem: da ação do mal, nem da exposição a ele. O mal virá, mas a oração de Jesus é para que os seus sejam guardados (poupados) de serem atingidos por ele.
Tenho visto muitos orando para Deus conceder paciência, mas não aceitam desaforo e não se deixam aperfeiçoar. Pedem santidade mas não fogem da tentação. Pedem para prosperar mas não querem estudar ou trabalhar mais. Oram para que Deus lhes dê saúde mas se alimentam mal e não se exercitam. Pedem que Deus ouça suas orações mas apenas pedem e nunca adoram e agradecem. Cantam “eu te amo Jesus” com seus lábios mas não dizem “eu te amo Jesus” com sua obediência.
Infelizmente isso é receita de fracasso, pois Deus nunca prometeu que as coisas seriam dadas num passe de mágica. Para ter caráter é preciso ser forjado. Para ser homem é preciso ter sido menino. Não temos promessa de ser tirados deste mundo ou isentado de experimentar o mal. A promessa, ou a oração de Jesus neste texto específico, é de que seríamos guardados da ação do mal. Não ser atingido é diferente de não ser exposto.
Se você quer ser abençoado, cuidado com o que pede para Deus. Às vezes a gente pede uma colheita e Deus no dá um campo e um saco de semente.
“Pai, obrigado por que teu agir não se prende na lógica deste mundo, Tu és soberano no céu e na Terra. Ensina-me a entender o que a Tua Palavra me ensina para que eu alcance graça e conhecimento diante de Ti.”

Mário Fernandez

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Produzir Fruto

A produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muitos frutos (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (15:2).



Que fruto espera-se que o ramo cristão produza?



Primeiramente, justiça. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha em Isaias 5 (veja Romanos 6:22; Hebreus 12:11; Filipenses 1:11; Efésios 5:9; e Gálatas 5:22-23).



O fruto inclui também boas obras (Colossenses 1:10), partilhar as posses com os irmãos necessitados (Romanos 15:28), louvar a Deus (Hebreus 13:15) e ganhar almas (Provérbios 11:30; João 4:36; Romanos 1:13).



Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido (15:2), em grande quantidade (15:8), e continuamente (15:16).



Dois elementos permitem a máxima produção de fruto. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que der frutos limpa, para que produza mais fruto ainda" (15:2). Para que mais uvas cresçam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inúteis e tudo o que poderia desviar a força vital da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam nossa força e nos impedem de dedicarmo-nos a produtividade. Precisamos de uma boa capina e poda. A outra coisa exigida para produção de fruto é permanecer na videira (15:4). Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha e morre. Isto leva a segunda responsabilidade principal desta passagem.



É preciso permanecer em Jesus



Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). Para produzir fruto precisamos manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus.



Jesus permanece em nós através de suas palavras: "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós..." (15:7). Alguns buscam divorciar Jesus do que ele diz e procuram uma relação com ele sem prestar cuidadosa atenção na palavra dele. Eles dependem de sentimentos, emoções e experiências. Mas, de fato, Jesus mora em nós somente até o ponto em que sua palavra e seus ensinamentos permanecem em nós. Precisamos lembrar-nos constantemente do que Jesus disse e meditar nisso de modo que ele possa viver poderosamente em nós. O outro modo pelo qual Jesus permanece em nós é ao guardarmos os seus mandamentos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permanecerão" (15:10).



http://www.estudodabiblia.com.br/