segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O poder das atitudes

por Pastor Sérgio Fernandes

Provérbios 20:11 - Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.


Sua vida não é conhecida pelos seus discursos. Suas belas pregações, seu jeito doce de falar, seu talento vocal para alcançar as mais belas notas e acordes decididamente não dizem nada a seu respeito. É a sua forma de viver que determina quem você é.

Como tem sido sua vida? Tem existido amor em seu coração? Tem sido sincero e honesto com o seu próximo? Suas ações revelam a pessoa de Cristo em você ou os traços do velho homem que você deveria ter renunciado no momento em que recebeu a Jesus em seu coração?

Até uma criança é conhecida pelas atitudes. E o Pai quer nos ensinar a nos aprofundarmos em seu amor para vivermos uma vida que faça toda a diferença neste mundo que perece!

Deus te abençoe!

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17 ARA)

Conversava há poucos dias com um rapaz a quem estou falando do amor de Deus, quando me ocorreu isso. A verdade é mais importante que as aparências. Falávamos sobre fofoca e discriminação, sobre as pessoas reparem no que vestimos ou comemos, na forma como falamos e coisas desse tipo. Respeitados os limites, isso tudo é menos importante do que a verdade dos fatos.

No caso de pessoas que pretendem levar Deus a sério, a verdade é a Palavra de Deus, como Jesus disse no versículo que citamos acima. Neste caso, reescrevemos dizendo que a Palavra de Deus é mais importante do que qualquer outra coisa que as pessoas pensam e digam.

Ainda mais, devemos estender nossa preocupação a dar um bom testemunho da glória de Deus em nossas vidas. Isso só se faz sendo íntimo de Deus e dando a devida e necessária importância para as verdades do Senhor. Com isso obviamente as oposições e críticas virão, mas nada será problema enquanto estiverem embasadas na verdade. Aí sim poderemos dizer sem medo de pecar “não ligo para o que dizem” pois ao viver segundo os preceitos e ensinos do Senhor, teremos Sua cobertura total sobre nossa vida e isso faz toda diferença.

Enquanto tentamos viver nossas vidas da forma que queremos e fazendo tudo do modo como entendemos ser o correto, estamos a mercê do que vier. A vida de um homem espiritual não é assim, pois a prioridade é fazer a vontade de Deus. Devemos viver nossas vidas da forma que a Palavra de Deus ensina e fazer tudo do modo como Deus espera que façamos.

Isso reforça que devemos conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia, cada vez mais e melhor, com profundidade no entendimento. Conheço pessoas, infelizmente poucas, que ninguém ousa se levantar contra eles. Por um motivo muito simples: não são reputados por religiosos, mas como homens santos. Quem me dera.

Ainda dá tempo, para mim e para você.

“Pai, ensina-me a amar Tua Palavra a ponto de que ela dirija minha vida. Fortalece-me para que eu seja encontrado assim um dia.”

Mário Fernandez

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Boa Colheita

“Você é o que é e está onde está por causa das inúmeras opções que fez ao longo de sua vida.”

- Zig Ziglar

O apóstolo Paulo faz a mesma afirmação de uma maneira um pouco diferente, mais adequada ao ambiente agrário da época em que ele escreveu a carta aos Gálatas:

“pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:7-9).

Paulo está afirmando que as ações que decidimos fazer hoje terão seus reflexos no futuro. E já que hoje é o futuro de ontem, significa que estamos colhendo agora o que semeamos no passado.

O que semeamos no passado nós não podemos mudar, no máximo podemos administrar as suas consequências. Em muitas circunstâncias teremos de reconhecer nossos erros e confessá-los, se for o caso.

Mas o que colheremos no futuro nós podemos determinar. Não estamos amarrados a uma sina ou destino que nos escraviza a ter sempre os mesmos resultados. Se você se sente assim, saiba que Cristo pode te libertar desse sentimento também.

Paulo afirma que se fizermos o bem sem desanimar nós faremos uma boa colheita. Analise o que você está fazendo, as palavras que está proferindo, os pensamentos que está cultivando e os sonhos que está sonhando. Se estes forem bons agora, uma boa colheita no futuro está garantida.

“Senhor, muitas vezes não consigo fazer o bem que devia, ajuda-me com Teu poder a não desanimar de fazer o bem para que possa mudar a minha história.”

Vinicios Torres

domingo, 22 de novembro de 2009

Amigos interesseiros

Por Pastor Sérgio Fernandes

Provérbios 19:4 - As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa.


Há pessoas que se interessam genuinamente por você. Outras, estão interessadas naquilo que você pode oferecer. Em qualquer local onde você estiver, sempre existirá pessoas interesseiras, pessoas manipuladoras e pessoas sinceras e amigas. É você que deve descobrir cada tipo de gente com quem se relaciona.

O amigo interesseiro é facilmente identificado. Ele está com você nos períodos doces da vida. Ele estará nas suas festas, aparecerá nas suas conquistas, subirá o monte contigo. Mas nunca entrará no deserto com você. Passará longe dos seus vales. Desprezará você quando o dia mau chegar.

Ore por cada amigo interesseiro que você tem! Ministre sobre a vida dele! Transforme-o em um verdadeiro amigo, pela graça de Cristo que há em você!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Do jeito que eu gostaria

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”(Mateus 7:12)

Pouco tempo depois de se mudar com o marido para uma pequena cidade, umamulher se queixou para uma amiga do precário serviço da biblioteca. Em sua ida seguinte à biblioteca, no entanto, a bibliotecária havia separado dois best-selers para ela e uma nova biografia para o seu marido. Além disso, a bibliotecária parecia genuinamente satisfeita em vê-la. Mais tarde, a mulher contou as curiosas mudanças à sua amiga: “Você lhe disse quão precário nós achávamos o serviço?”, perguntou. “Não”, admitiu a amiga, “Na verdade, eu lhe disse que o seu marido achava que ela tinha uma formidável coleção de biografias, e que você a achava muito talentosa para selecionar os livros a serem pedidos.”

- Citado em Sucesso, de Zig Ziglar

As pessoas reagem de maneira mais positiva aos cumprimentos e elogios do que às críticas e à condenação. Da próxima vez que for ao restaurante experimente perguntar o nome do garçom e fazer o pedido com gentileza, agradecendo em seguida. Você perceberá a diferença.

Ao aproximar-se das pessoas que o atenderão dê-lhes um sorriso e deseje-lhes um bom dia. Às vezes será a única vez que serão bem tratados no dia todo e você fará a diferença.

Com certeza era por atitudes assim que as crianças gostavam tanto de Jesus e o povo se sentia valorizado em sua presença.

“Senhor, ajuda-me a tratar as pessoas com a tua atitude, que é exatamente do jeito que eu gostaria de ser tratado.”

Vinicios Torres

“Não estabelecendo metas específicas e conscientes, aquilo que você pensa a maior parte do tempo passa a ser a sua meta, e você é sempre bem-sucedido – ainda que seja no fracasso.”

- Thomas Sikking, em Creative Responsibility

Acho impressionante como a sabedoria da Bíblia está cada vez mais sendo confirmada pelos estudos dos psicólogos e sociólogos. Cada vez que leio alguma afirmação ou conclusão de alguma pesquisa comportamental percebo que aquilo que já está registrada na Bíblia.

A afirmação de Sikking apenas corrobora o conselho do apóstolo Paulo:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

Se, segundo Sikking, aquilo que ocupa o nosso pensamento torna-se o nosso alvo e nós sempre o alcançamos, então Paulo está nos estimulando a tornarmo-nos pessoas melhores fazendo com que ocupemos nossa mente só com o que é bom. O resultado desse processo é que nos tornaremos cada vez mais parecidos com Jesus se ocuparmos nossos pensamentos com aquilo que Jesus pensava.

“Senhor, que a minha mente seja sempre cheia dos teus pensamentos e assim a minha vida se torne cada vez mais doTeu agrado.”

Vinicios Torres

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Deus e a comunicação

Deus é o nosso modelo de comunicação. Deus nos ensina de várias maneiras sobre a importância da comunicação. Deus sempre se fez entender, ou seja, Deus sempre se comunicou com eficiência com todas as gerações. O homem sempre soube sobre Deus e Suas intenções divinas.

Na Arte de comunicar, Deus é mestre por excelência, pois usou vários métodos.

a. Falar – “E disse Deus:...” – Gn 1:3. Deus usou e usa a comunicação oral.

b. Visualizar –“Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo...” – Ex 3:2. Deus usou e usa a comunicação visual.

c. Ilustrar – “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” - Sl 19:1. Deus usou e usa o ambiente como instrumento pedagógico.

d. Símbolos – “Este, o primeiro dos seus sinais miraculosos...” - Jo 2:11. Deus usou e usa símbolos para comunicar Sua mensagem de graça e amor.

Deus sempre se comunicou com o homem. Comunicar é transmitir informação; dar conhecimento de; fazer saber.

A Igreja e a comunicação

A Igreja é a Agência de Deus sobre a Terra. Deus delegou à Igreja a comunicação da Sua vontade, amor e graça. A Igreja tem o poder de comunicar a mensagem de Deus - Rm 1:16

Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” – 1Co 1:24

Todos os alvos ou visões dos ministérios e das denominações passam pela arte da comunicação.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” - Rm 10:14. O conteúdo da mensagem que temos a transmitir é o poder e a sabedoria de Deus, mas temos que pregá-la, ou seja, comunicá-la, para que a humanidade se salve. Esse texto mostra que a mensagem da salvação está nas mãos da Igreja.

O avanço do reino das trevas é proporcional ao recuo do Reino da Luz, ou melhor, o silêncio da Igreja permite que se ouça mais alto a voz ou a mensagem do mal.

A Igreja não deve se preocupar com a mensagem do mal, ou o seu volume, mas sim, concentrar esforços em apregoar a mensagem das mensagens, que é a mensagem do Reino de Deus.

O Cristão e a comunicação

A Bíblia sagrada nos ensina que as palavras são sementes. Assim como existem sementes ruins, ou seja, de erva daninha, e sementes de plantas que produzem frutos de excelente qualidade, assim também existem palavras que produzem males e palavras que produzem bens.

Muitas palavras causam pobreza e dor, e muitas palavras causam riquezas e alegrias. Cabe a cada cristão gerenciar a produção dessas sementes ou palavras. As nossas palavras têm significado no mundo material, assim como no mundo espiritual.

As nossas palavras geram idéias que geram atitudes, que, por sua vez, produzem resultados.

O grande diferencial que possuímos como geração eleita é que as nossas palavras estão alicerçadas na verdade.

A verdade é a realidade percebida ou não. Ao comunicarmos a verdade, estamos estabelecendo um padrão divino sobre as relações.

Existem dois níveis de verdade. A verdade eterna que é transcendente e a verdade como narrativa entre o ocorrido e o dito.

Nós cristãos possuímos, como conteúdo das nossas mensagens, os dois níveis. Por isso, não devemos temer os conteúdos da mídia, internet ou qualquer meio que comunique mensagens do mal, pois estamos estabelecidos sobre a verdade.

A existência do mal e suas manifestações, somente comprovam a existência do bem e a necessidade de suas manifestações.

Está na hora de cada cristão usar todos os meios existentes para comunicar a verdade que narra os fatos.

Devemos comunicar com confiança, alegria e autoridade, pois o nosso conteúdo é único.

Tudo o que existe é fruto da mente criadora de Deus.

Deus colocou as cores em tudo, deu forma e tamanho a tudo que existe.

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas” – Jr 18:2-3

Deus é o grande oleiro, Ele moldou o pequeno grão de areia e também as grandes montanhas rochosas.

“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados” - Gn 2:1. Deus criou tudo e terminou.

Deus formou todas as coisas do começo ao fim. Ele não deixou que elas evoluíssem por si mesmas. No entanto ao homem, Deus deu autoridade para criar a partir de tudo o que Deus criou.

As obras de Arte

De todos os seres que passam pela Terra, nenhum pode criar algo sem utilizar a matéria prima criada por Deus, nem mesmo o diabo. Esse, no entanto, quer que a humanidade pense que ele pode criar algo a partir do nada.

Muitos cristãos, infelizmente, têm dado ao diabo status de criador, o que a Bíblia sagrada não aprova. Frases como: “Isso é obra do diabo”. “Essa cor é do diabo”

E assim existem tantas outras expressões que a Igreja tem usado constantemente.

O que devemos saber é que o diabo não criou os sons ou a música, e nem mesmo as cores, ou os alimentos. Satanás não é dono de nada disso. Pelo fato do diabo colocar em muitas músicas letras para o mal, dizemos que a música é do diabo, ao invés de dizermos que a mensagem é que é do mal.

Movimentos satanistas usam cores, traços e formas para identificarem seus ideais malignos e nós, povo de Deus, temos entregado ao diabo como se fosse dele. Ex: Quando éramos crianças...

Não existem também instrumentos musicais do diabo e instrumentos musicais de Jesus Cristo. Quando criança ouvia os líderes dizendo que bateria era instrumento do diabo, e que piano era instrumento de Deus.

Devemos saber que todos os instrumentos podem ser usados para Louvor e Adoração a Deus ou ao diabo.

O homem na Arte

Existem muitas formas de expressar Arte.

A Arte celebra a beleza, a beleza expressa a criação e a criação reflete o caráter de Deus.

Portanto, na sua essência a Arte, todo tipo, tem sua origem em Deus, embora nem toda Arte celebre a Deus.

O homem pode demonstrar traços do caráter de Deus nas Artes, esportes, ritmos, cores, formas, danças, literatura, e músicas.

O artista, nas suas obras, sempre celebra a Deus, mesmo sem demonstrar primariamente isso, mas as combinações das obras criadas por Deus exaltam a Ele, mesmo que não apareça o Seu nome.

Propósito das Artes

As Artes revelam uma fração do poder criador de Deus depositado no homem.

A produção artística é uma extensão da capacidade divina dada ao homem.

A arte produz descanso e conforto à alma do homem.

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda espécie de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” – Gn 2:9

Deus criou árvores agradáveis à vista. Com isso Deus convida o homem para um momento de descanso e lazer. Deus criou a pausa para vermos as árvores que Ele, o Artista Mestre fez.

A pausa, o descanso, inspiram e produzem ânimo para a produção.

A alma necessita de Descanso, as Artes propiciam descanso à alma, pois as Artes constroem os sonhos de Deus sobre a Terra.

“Disse mais o Senhor a Moisés: Vê, eu chamei por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo o artifício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira; enfim para trabalhar em todo o tipo de lavores.” – Ex 31:1-5

Bíblia e Ciência


  • Há maneira de harmonizar a Bíblia e a ciência?

  • A Bíblia é um livro que explica a ciência, ou a ciência pode explicar a Bíblia?

  • Como devemos nos posicionar diante desta questão para influenciarmos a sociedade?


A ciência afirma que antes da expansão do universo devia existir a “singularidade”: um ponto com 1 bilionésimo de tamanho de um próton que seria o tudo e o nada na ausência das leis da física. Há 13,7 bilhões de anos houve uma explosão dando origem a TODOS os elementos, vivos ou não, do universo.

Como lidar com a informação “científica”?

Cada um de nós recebeu as informações sobre a criação do universo de uma ou outra maneira. O Evolucionismo é ensinado nas escolas e pela mídia como a versão cientifica que não aceita o Criacionismo como forma de explicar os fatos.

Estas informações geram um pré-conceito e um conjunto de idéias através dos quais abordamos o assunto em nossas conversas.

Consideremos ainda o fato de que a influência humanista na teologia, como sua atitude excessivamente extensa de crítica, rebaixou a Bíblia a um simples e grande livro de religião, em vez de ser considerada a Palavra de Deus.

Se a Bíblia não tem o devido valor atribuído, o Evolucionismo, por sua vez, colocou o homem numa caixa eticamente relativa, aceitando o que a consciência aponta como certo e errado, sem o padrão moral bíblico. E é mediante este parâmetro que os valores morais conflitantes são observados e avaliados.

Por causa disto, muitas pessoas crêem que através da ciência é possível provar o Evolucionismo. No entanto, à medida que as descobertas e os dados científicos avançam, é o contrário que fica provado. Ou seja, a ciência afasta-se cada vez mais do Evolucionismo.

Queremos tratar de alguns aspectos conceituais que são usados pela ciência para justificar o Evolucionismo e de conceitos bíblicos que fundamentam nossa vida cristã neste assunto.

Conceitos

a. O que é ciência?

Por definição, ciência é um conhecimento atento e aprofundado de alguma coisa, que tanto pode ser conhecimento a título de informação, ou conhecimento amplo adquirido via reflexão ou experiência.

Para que algo seja provado cientificamente é necessário empenhar o chamado esforço cientifico para desenvolver observações mensuráveis repetidas vezes, usando um conjunto de circunstâncias, até obter o mesmo resultado repetidas vezes. Estas experiências devem basear-se em leis estabelecidas previamente.

O cientista, sendo humano, está sempre sujeito a erros, apesar de repetidas experiências, porque sempre envolverá “suas ambições pessoais, seus preconceitos e suas metodologias de trabalho.”[1]

Assim sendo, para um conceito se tornar cientificamente comprovado, no sentido absoluto, precisa de repetidas experiências, isso sem levar em consideração o lado pessoal e humano dos cientistas.

b. O que é Teoria?

É um conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência. É um conhecimento especulativo, metódico e organizado, de caráter hipotético.

Portanto, a teoria está baseada em hipóteses ou conjecturas. Hipóteses ou conjecturas, por sua vez, são teorias não comprovadas cientificamente.

Uma teoria é validada ou não, dependendo do uso que faz de certas leis da física.

Como exemplo vamos ver duas teorias de como um bolo de chocolate apareceu sobre a mesa do corpo de bombeiros de uma cidade.

Teoria 1

Uma dona de casa, mãe de um bombeiro, tinha conhecimento de como fazer bolos de chocolate e decidiu fazer um bolo para o seu filho. Tendo obtido todos os ingredientes necessários, preparou a massa, colocando cada ingrediente na quantidade certa e na ordem certa num recipiente. Após observar o tempo devido, a massa foi levada ao forno, em uma forma, para ser assada, até que o bolo ficasse pronto. O padrão de qualidade do bolo ficou a critério da dona de casa que sabia como fazê-lo. Após o tempo apropriado, o bolo foi retirado do forno e da forma, levado pela mãe até o corpo de bombeiros e colocado sobre a mesa.

Teoria 2

Um caminhão de supermercado, levando mercadoria para entrega, capotou numa curva. A medida que o caminhão capotava, pacotes de farinha, de fermento, de açúcar, de sal, de chocolate, de ovos, latas de óleo, etc. que estavam em sua carroceria, romperam. Encontrava-se dentro do caminhão um cantil, que se partiu ao meio, devido ao capotamento. Um pouco dos ingredientes arremessados aleatoriamente se depositou em quantidade certa e na ordem certa em uma das metades do cantil. Devido ao movimento do capotamento, os elementos foram se misturando ali. Ao parar de capotar, o caminhão pegou fogo. Aquecidos pelo calor, os ingredientes dentro da metade do cantil começaram a se transformar pelos processos físico-químicos, num bolo de chocolate. Os bombeiros, que haviam sido chamados, conseguiram apagar o incêndio do caminhão de supermercado num tempo razoável. Nos escombros, eles encontraram o bolo de chocolate formado na metade do cantil, e o levaram e o colocaram sobre uma mesa, para celebrar a grande proeza do dia.

Nestes dois exemplos nós, como eventuais pesquisadores, não estivemos presentes para ver o que aconteceu. Seja qual for a teoria usada para explicar o evento, não presenciamos o que aconteceu. Só temos o bolo para analisar.

Da mesma forma, o cientista só tem a natureza ao seu redor para analisar. E, baseado nas suas observações, tira conclusões e deduções quanto ao passado.

Das duas teorias apresentadas, qual seria a mais lógica? Ou a mais científica?

A Teoria 1 não carece de explicações.

A Teoria 2 pode ser explicada a partir da probabilidade. Vemos que a probabilidade de ocorrer é pequena.

Será que, ao analisarmos o bolo, encontraremos provas científicas de como ele foi feito?

Por exemplo: se o bolo foi assado devido ao calor produzido pelas chamas do caminhão incendiado, certos elementos químicos das partes do caminhão deveriam ser também encontrados no bolo.

O que é Probabilidade?

É um indício que deixa presumir a verdade ou a possibilidade de um fato. É a possibilidade de que certo caso aconteça. Matematicamente falando, é a medida da relação entre o número de casos favoráveis e o número total dos casos possíveis.

As duas teorias expostas acima exigiriam a análise das probabilidades envolvidas.

Podemos considerar a questão da probabilidade apenas no aspecto da combinação dos elementos que constituem o bolo de chocolate.

Como comparação, tempos quatro letras diferentes, digamos A, T, G e O. Quantas seriam as combinações possíveis, sem que houvesse repetição de uma ou mais delas, ao combinarmos as letras?…

Neste exemplo, teríamos 24 combinações:

TGAO GTAO AOTG OTGA

TGOA GTOA AOGT OTAG

TAOG GOTA AGOT OATG

TAGO GOAT AGTO OAGT

TOAG GATO ATGO OGTA

TOGA GAOT ATOG OGAT

Só há três palavras possíveis em português: GOTA, GATO e TOGA.

No caso do bolo de chocolate, considerando 12 ingredientes seriam 479.001.600 combinações possíveis!

Se considerarmos uma palavra com 12 letras: CONQUISTÁVEL. Teremos as mesmas 479.001.600 combinações possíveis. Qualquer letra fora do lugar não permitiria que a palavra se formasse.

É muito importante que exista uma alta probabilidade para um evento acontecer, conforme o proposto por uma teoria. A própria ciência tem limites traçados para dizer o quanto é impossível que algo aconteça.

O que é uma Hipótese?

Hipótese é uma teoria não comprovada que se aceita experimentalmente para explicar certos fatos. A hipótese deve avaliar possibilidades sobre observações que ainda não foram feitas. Estas possibilidades devem ser testadas e têm que ter o potencial de ser provadas como falsa.

Os dois modelos para ensinar as Origens do Universo

a. Teoria da Evolução - Naturalismo

Admite a origem não espontânea, através de processos naturais e não direcionados – ou seja, sem propósito.

Defende o aparecimento gradual de todas as espécies, a partir da evolução das próprias espécies.

No entanto, a própria ciência encontra dificuldades em provar esta teoria, por não encontrar nenhum fóssil chamado transicional. Ou seja, a prova de que uma espécie gradualmente criou outra.

Um leitor das teorias do paleontologista Dr. Patterson, perguntou porque nenhuma gravura ou foto de um fóssil transicional foi colocada no seu livro.

O autor respondeu:

Eu concordo completamente com os seus comentários sobre a falta de ilustração precisa das transições evolucionarias em meu livro. Se eu soubesse de algum, fóssil ou vivente, com certeza os teria incluído. … Eu escrevi o texto do meu livro há quatro anos. Se eu o escrevesse agora, penso que o livro seria muito diferente. … Você fala que eu deveria pelo menos “mostrar uma foto do fóssil do qual cada organismo foi originado”. Eu vou dizer algo: não existe nem mesmo um único fóssil que pudesse proporcionar um argumento inequívoco ou claro.[2]

O evolucionista é materialista e crê na duração eterna do universo, porque acreditar de outra maneira seria admitir que tudo teve um começo abrupto e que alguém ou alguma coisa começou tudo.

A aceitação do evolucionismo permite à pessoa negar a existência de um Criador.

O evolucionismo crê que todas as coisas começaram em caos e ao acaso.

Somente longos períodos de tempo poderiam explicar a complexidade do universo à nossa volta.

b. Evolucionismo Teísta[3]

No meio evangélico alguns tem defendido o Evolucionismo Teísta. Este conceito diz que o relato da criação de Gênesis é uma alegoria, como representação poética das verdades espirituais da dependência humana de Deus.

As escrituras são aceitas conjuntamente com os processos de evolução orgânica. Estes foram usados por Deus para criar os seres humanos.

Acreditam que a Bíblia nos diz apenas que Deus criou o mundo, mas não como! A ciência apresentou a explicação para tudo, nos termos do Evolucionismo.

c. Criacionismo Científico

Os Criacionistas crêem que a massa e a energia não são eternas.

Crêem que Deus criou todas as coisas e não precisa ou precisou de tempo para fazer nada e tudo foi criado a partir do nada.

Nada é por acaso, tudo tem um propósito definido e todas as formas de vida foram criadas completas.

Aceitam que, necessariamente, todas as coisas para serem criadas passaram por um designer eterno: o próprio Deus! É a Doutrina de Criação.

Doutrina é um conjunto coerente de idéias fundamentais a serem ensinadas. Não é teoria, probabilidade ou hipótese. É um ensinamento baseado na verdade da Palavra de Deus.

O ensino da Palavra de Deus sobre o assunto responde-nos questões que a ciência não sabe ou não consegue comprovar. Enquanto a ciência tem apenas teorias, hipóteses e probabilidades nós, como cristãos, temos a verdade perfeita na Palavra de Deus!

Como cristãos, é de acordo com esta doutrina que precisamos influenciar a sociedade.

Para Reflexão:

Todos os livros científicos passam por constantes atualizações. Se a Bíblia, que pelos cientistas e outros grupos de pessoas, é considerada obsoleta e irrelevante, nunca precisou ser atualizada quanto ao seu conteúdo original, o que podemos dizer dos livros científicos e da ciência?

Qual a idade da Terra? A Terra possui a idade que os cientistas afirmam ter (13,7 bilhões de anos) ou 6.000 anos, como a Bíblia afirma ter?

Os dinossauros existiram? Como eles morreram? A Bíblia fala deles? Quando viveram na Terra? Existem dinossauros hoje?

Como explicar os textos bíblicos que falam de animais estranhos? Exemplos:

a. Beemote – Jó 40:15 – que em algumas versões é traduzido por hipopótamo, rinocerontes ou elefantes, e a maioria dos dicionários bíblicos ou comentários não sabe exatamente que animal era este. Mas concordam que já está extinto.

b. Leviatã – Is 27:1; Sl 74:4; 104:26; e.o – traduzido por dragão, monstro marinho ou ainda crocodilo, é igualmente descrito como um animal da antiguidade e que provavelmente está extinto.

c. Unicórnio – Nm 23:22; Dt 33:17; Sl 92:10; e.o. – traduzido em nossas versões como boi selvagem, considerado como um búfalo ou bisão muito grande, mas já extinto.

A evolução do homem se deu em etapas conforme a ciência afirma, ou o homem foi criado por Deus e tem 6000 anos?

Conclusão

“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que o visível não foi feito do que se vê.” – Hb 11:3

“No principio criou Deus os céus e a terra … Assim Deus criou todas as grades criaturas do mar, e todos os seres viventes que se arrastam, os quais povoavam as águas, conforme as suas espécies, e todas as aves que voam, conforme a sua espécie… E disse Deus: produza a terra seres viventes conforme a sua espécie; animais domésticos, répteis, e animais selvagens conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.” – Gn 1:1, 21, 24-25



[1] (Lourenço, 2007)

[2] Citado em (McMurtry 2007)

[3] Teísmo é a doutrina comum a religiões monoteístas caracterizada por afirmar a existência de um único Deus, de caráter pessoal e transcendente, soberano do universo e em intercâmbio com a criatura humana.