sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Atitude de Fé

“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes…Se o SENHOR se agradar de nós, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.” (Números 14:6-8 ARA)

Fico imaginando o quanto de fibra tinham estes dois homens. Eram 12 os espias, um de cada tribo, mas 10 deles eram contrários e incitaram o povo todo. Restou Calebe da tribo de Judá e Oséias da tribo de Efraim (a quem Moisés chamou Josué). Note que o motim já estava armado e já se falava em escolher um capitão para regressar ao Egito, quando eles disseram para prosseguir. Não foram apedrejados por muito pouco, só porque apareceu a glória de Deus ali.

Note que os vitoriosos têm atitude naturalmente minoritária. É duro crer no discurso do “todos somos vencedores” sem olhar o conceito de vitorioso. Se falarmos de salvação e herança com Cristo, estamos falando de algo sobrenatural. No que toca ao natural, a minoria tem atitude de vencedor.

Outro ponto a ser valorizado é que Josué acaba sendo o sucessor de Moisés na direção do povo todo. Deus honrou sua atitude, embora fosse ele apenas um dos espias. Calebe, que parece menos expoente, traz consigo uma marca pouco percebida: é da tribo de Judá. Assim como o Leão, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Calebe vem da tribo cujo nome significa “louvor”, ainda que a tribo dos adoradores era a de Levi.

Nós temos de Deus uma herança a ser resgatada, mas ao contrário do que alguns têm pregado, está na glória eterna e não neste mundo. Podemos e devemos viver nesse mundo de forma digna e pacífica, até porque ter riquezas deste mundo não é pecado – amar estas riquezas é pecado. Mas NINGUÉM herda coisa alguma se não for em busca do seu tesouro no lugar e com o procedimento correto. Costumo dizer que o fato de haver muito dinheiro em qualquer agência bancária não me dá o direito de entrar ali e pegar o quanto eu quiser.

Poucos são os Josué e Calebe, mas posso assegurar que vale a pena ser um deles. Grandes coisas o Senhor fez por meio deles e pode fazer por meio de mim e de você. Basta ter a atitude correta – a de fé.

“Pai, ensina-me a não olhar em volta e sim para Ti. Independente de todos estarem contrários, quero me focar na Tua Palavra.”

Mário Fernandez

Salmo 23 dos Gaúchos

O senhor é meu patrão, em nada me desfalcam
Me apincha sossegado no pampa esverdeado
Me leva na sanga dágua buena
Me refresca o peito
Troteio com Ele na picada dos homem-de-bem porque somos chegado
Mesmo que eu troteie nas valeta dos defunto
Nada me ressabeia nem me envareta porque Tu anda junto
Me guarda com sova de mango
Monta uma churrascada na cara dos argentino
Me lambuza de graxa até enjoá
Até bater com a cola na cerca e descansá a sete palmo
Fico buenacho e sossegado feito agua-de-poço
Porque pro rancho do grande patrão é que to indo
E lá fico até o sol nunca se ponha mais.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009





A Mulher como Esposa


“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”(Tito: 2.4-5)

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
(Gênesis 2.18-24)

O Casamento é uma aliança, um contrato e acordo entre um homem e uma mulher e ele se dá no Civil, que é a parte Jurídica, no Social e no espiritual que é a Aliança de Sangue.

O diabo tem atacado muito através da fornicação e atributos como virgindade e santidade cada dia mais estão perdendo o valor.

Na bíblia encontramos três bases onde a Aliança é alicerçada, que são: o Amor, a Proteção e a Igualdade. (1 Samuel 18:1-4)


1) Amor

Amar ao esposo, é uma decisão, amor é dar o nosso melhor para o cônjuge (Jo 3:16). É perdoar (Mt 6.12), é falar a verdade, corrigir, disciplinar (Pv. 3.12). Existem atitudes suas que precisam ser corrigidas e temos que aceitar a correção. Amar é ser submissa (Ef. 5.22), ser submissa ao seu marido e não ao marido das outras.


2) Proteção

Seja um escudo para o seu marido, guerreie e ore por ele.

Como eu posso ser um escudo?

Não expondo o seu marido, existe mais seis mulheres disputando ele, então não fale mal dele, das suas fraquezas, limitações, não o exponha aos outros!

Orando pelas fraquezas dele, orando por ele, para que ele seja liberto, protegido do mal. Na proteção o mais fraco toma a força do mais forte. Naquilo que ele é mais forte confie mais nele, porque existem situações que ele tem mais visão e entendimento do que você!!!

O forte sustenta o fraco, naquela área que você é mais forte, ore por ele, ajude-o, e não exponha-o!!


3) Igualdade (Gn 2.18)

É andar ao lado dele, não andar antes, na frente ou atrás, depois e sim ao lado!! Sua tarefa é a de cuidar da casa e dos filhos, vocês são um, mas com diferentes funções.

E por sermos iguais e andarmos ao lado dele devemos ser transparentes também. (Gn 2.25)

Ser transparente é quando o seu esposo olha para você e sabe exatamente o que você está passando e sentindo.Você não precisa ocultar nada dele, não se envergonha dele, você erra, mas logo você acerta e corrige o erro.

Ser transparente nas Finanças. O que é meu é teu, e o que é teu é meu. Quando você trabalha mulher, o salário não é só teu, é de vocês dois!

Nos acertos e erros, nós acertamos e nós erramos. Reconhecer o seu erro, se arrepender, perdoar, reconhecer quando o erro for dele, falar: “Nós erramos”, não foi você, e nem ele, quando vocês forem iguais o erro dele não é só dele é seu também!!

Deus ama tanto o casamento que foi com um que a bíblia começa. Com Adão e Eva. O primeiro milagre foi no casamento nas bodas de Canaã e quando Jesus voltar teremos as bodas do Cordeiro. O casamento é uma benção e se você deseja o amor do seu marido, honre-o, respeite-o e não o destrate na frente dos outros.

Casamento é mais simples, priorize ele!

Devocional extraído da mensagem de Vera Pauls – Culto de Mulheres de 08/04/2009.



Um Coração Confiável

"E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro." (Efésios 4: 11-14)


Deus tem um propósito para cada um nós, um chamado, um ministério, mas para Deus nos usar como Ele deseja, primeiramente devemos ser preparados, treinados, forjados por Ele. E a matéria-prima que Deus vai usar para trabalhar é o nosso coração. Assim como Deus achou um coração confiável em Davi para depositar um Reino nas mãos dele, assim Ele deseja que em nós haja esse coração segundo o coração Dele para podermos governar e exercer influência por onde Deus nos enviar.

Davi levou 14 anos para assumir o trono desde que Deus o chamou para a obra.

Existem algumas ferramentas que Deus usa para trabalhar em nosso coração, mas existem duas que Deus usou muito para preparar Davi e também para proteger ele da soberba e do orgulho para que ele continua-se protegido pela graça de Deus durante seu reinado. E Deus usa essas mesmas ferramentas em nossas vidas para nos preparar para reinar, governar para que esse reinado seja duradouro como foi o de Davi.

São elas: As CIRCUNSTÂNCIAS e as OFENSAS ATRAVÉS DE PESSOAS - O Diabo usa pessoas para nos ofender, mas Deus deseja reverter essas ofensas para nos preparar e em aprendizado para amadurecimento afim de que estejamos aptos para exercer nosso chamado.


1) AS CIRCUNSTÂNCIAS


Deus nos leva a momentos de solidão, para Ele se revelar, se mostrar a nós como amigo fiel, Deus usa as enfermidades, finanças, adversidades, tribulações, para revelar o que está dentro do nosso coração a nós mesmos e a Ele.

2) OFENSAS DE OUTRAS PESSOAS

Deus usa pessoas como em 1 Samuel 1:7 onde Penina ofendia Ana porque ela não podia ter filhos. Assim Deus usa as ofensas das pessoas para nós exercitarmos perdão.

Em cada ofensa Satanás diz para não perdoarmos, para retrucarmos, respondermos a altura para ofendermos também a pessoa que nos ofendeu, dando o troco, nos vingando, virando a cara, não perdoando, evitando, passando de longe, ficando de bico e tudo é conseqüência da falta de perdão que traz: ira, ódio, rancor, amargura, e com isso nos priva da graça de Deus e contamina os outros.

Em Hebreus 12:15 diz: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contamine”.

Mas Deus diz: Perdoe, ame, abençoe, pague o mal com o bem! Etc... Mas para perdoar as ofensas que nos fazem temos que nos humilhar nos quebrantar e com isso nós vamos aprendendo a ter um coração rendido e confiável para Deus nos usar.

Como você tem reagido diante das ofensas e das circunstâncias?


O termômetro para saber o que está em nosso coração são as nossas reações, como reagimos diante das ofensas. Deus está interessado no “vômito” da nossa alma!

Porque o que sai da nossa alma, da nossa boca através de palavras, do que falamos, no momento em que recebemos as ofensas das pessoas reflete o que está no nosso coração, se somos carnais, se estamos crucificados, se temos os frutos do espírito.

Deus usou pessoas para trabalhar em Davi e foram nos momentos de lutas e tribulações que ele escreveu os melhores salmos.

Tipos de pessoas que Deus usou para tratar a Davi e usa para tratar e trabalhar em nós.

- Saul: era sogro, rei, autoridade sobre Davi e tentava matar Davi, normalmente Deus usa autoridades para tratar com a gente, marido, chefe, pai, mãe, líder, sogro, sogra.

São oportunidades de Deus para nos empurrar para mais perto Dele e são as pessoas usadas por Deus para ofender você.

- Mical: Pessoas íntimas, próximas, filhos, filhas, mãe, marido, esposa, que não crêem na visão de Deus para você, ela recriminou a Davi por adorar a Deus com danças.

- Absalão: Como Davi sofreu quando Absalão seu filho o traiu. Pessoas da nossa confiança que de repente nos traem, filhos, ovelhas, etc...

Simei: 2 Samuel 16: 5 - 12

“Tendo o rei Davi chegado a Baurim, veio saindo dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gêra; e, adiantando-se, proferia maldições. Também atirava pedras contra Davi e todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valorosos iam à direita e à esquerda do rei”. Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura tirar-me a vida; quanto mais ainda esse benjamita? Deixai-o; deixai que amaldiçoe, porque o Senhor lho ordenou. Porventura o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia”.

Alguém já falou mal de você? Já caluniou você? Davi viu isso como a voz de Deus e reconheceu que a maldição era verdade era o que realmente estava no coração dele.

- Nabal: Esposo de Abigail, pessoas que te deixam na mão, que poderiam te ajudar, mas se negam quando você mais precisa.
- Bateseba: Deus a usou para revelar a imoralidade do coração de Davi.
- Joabe: Chefe do exército, Servo de Davi era uma pessoa de confiança de Davi, servo dele que não agiu como Davi esperava que ele agisse.
- Natam: Autoridade espiritual, usado para dizer a verdade a Davi, para repreender ele, confrontar ele.

Conclusão:

- Deus sempre vai permitir que sejamos ultrajados para tratar conosco, para revelar o que está no nosso coração!
- Deus permite as ofensas para a gente perdoar e para perdoar temos que nos quebrantar e humilhar! Isso é Cruz!!
- Deus quer forjar em nós um coração contrito e quebrantado.
- Nossa reação às ofensas e tribulações = vômito da alma = o que está no nosso coração!
- Devemos deixar que Deus faça justiça, que Ele nos defenda, no momento certo ele fará justiça e nos ajudará. Deus é quem nos justifica.

Você até pode crucificar os teus dois pés e um dos braços, mas o braço que sobrar só outra pessoa pode crucificar para você! Ou seja, Deus sempre vai usar pessoas para te levar para a cruz para que a glória seja toda Dele, para que a graça e o poder Dele sejam aperfeiçoados na fraqueza.

Fonte: Devocional extraído de Vera Pauls – Culto de mulheres – 15/10/2008






Entregar a vida para Cristo


O que é a nova vida em Cristo?


II Coríntios 5:17
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Colossenses 1:26-27
“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”

É uma vida nova, com nova mentalidade, novas perspectivas, uma vida plena de fé, esperança e amor. É uma nova condição de vida, uma nova condição de autoridade. As coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. É você estar associado com Cristo Jesus, o Senhor e Salvador, é estar em comunhão com Deus, o Criador de todas as coisas, é você ser guiado pelo Espírito Santo de Deus em tudo o que fizer e falar. É ter vitória sobre tudo aquilo que outrora lhe trazia derrota, desânimo, frustração.


O que é não ter Cristo?

Efésios 2:1-3
“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”.

É estar separado de Deus, é não ter relacionamento pessoal com Deus, é estar morto em seus delitos e pecados. É sucumbir diante dos obstáculos e violência da vida. É estar triste, amargurado, sem esperança, sem ter expectativas a respeito da vida e da eternidade. É não ter a pessoa de Jesus morando em seu coração.


Como aceitá-lo?

João 1:12
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”

Romanos 10:9-10
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.
A Bíblia nos ensina que precisamos crer com o nosso coração e confessar com nossos lábios que Jesus é o Filho de Deus, que o reconhecemos como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, que Ele levou sobre Si os nossos pecados e nos dá o perdão. A salvação vem pela fé, pelo favor de Deus a nós, ainda que não merecedores desta salvação, não importando o que já tenhamos feito, pois a misericórdia e o amor de Deus, em Cristo Jesus, nos alcançam trazendo o perdão e a salvação, entre outras riquezas celestiais.

Você poderá fazer esta oração a qualquer momento e em qualquer lugar:

"Senhor Jesus, muito obrigado pela minha vida, eu te recebo no meu coração, como meu único Senhor e Salvador, eu peço perdão pelos meus pecados e renuncio a Satanás, seus demônios e suas obras, Espírito Santo, venha ser meu amigo e transforma a minha vida, e eu perdôo a todas as pessoas que me ofenderam, me magoaram e me rejeitaram. Amém"

Efésios 2:4-10 “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

sábado, 24 de outubro de 2009

Maturidade Emocional

Concordo com Henry Cloud e John Townsend quando dizem que não existe separação entre “vida espiritual” e “vida real”. É tudo uma coisa só. Existe a vida emocional e relacional, na qual aprendemos a resolver os problemas da vida real. Há também a vida espiritual, na qual aprendemos sobre Deus e crescemos em nosso relacionamento com ele. Nós sofremos porque vive¬mos em um mundo caído. Às vezes, as pessoas procuram aprender sobre religião e teologia com a Bíblia e sobre crescimento e orientação com a psicologia. Durante o período de 24 anos de profissão tenho percebido uma grande diferença em meu trabalho. Limitamos o processo de crescimento ao ajudar pessoas utilizando apenas meios psicológicos. Tenho percebido e acredito que a Bíblia e seus grandes ensinamentos transmitem conhecimentos da verdade e os princípios necessários para que as pessoas cresçam e amadureçam. A Bíblia deve ser tomada como fonte de conhecimento para o crescimento e a cura das emoções.

É necessário alcançar cura nas emoções, ou a pessoa ficará presa emocionalmente em algum lugar de sua história, o que a impedirá de viver uma vida abundante.

Daniel Goleman diz que a chave da inteligência emocional é a pessoa ter um autoconhecimento emocional, ou seja, reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. A falta de habilidade em reconhecer os verdadeiros sentimentos deixa uma pessoa a merce de suas emoções. O controle emocional, é a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Pessoas com esta habilidade são melhores pilotos de suas vidas. Esta habilidade permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos de outros, permitindo-lhes relacionamentos mais eficazes. Pessoas deficientes nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza, medo, tristeza, enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos reveses e contratempos da vida.

As lições aprendidas na infância modelam os circuitos emocionais. A boa notícia é que estes circuitos podem ser trabalhados, os hábitos podem ser moldados e os traumas podem ser curados. Tenho aprendido que as respostas para ajudar as pessoas a crescerem e amadurecerem estão na Bíblia. Todas pessoas precisam saber que necessitam crescer e amadurecer. Digo isso, porque, apenas alguns conseguem, porque têm sede e desejam conhecer melhor a Deus e seus caminhos. Outros ficam inertes diante de um problema ou crise. É triste, mas, nem sempre as pessoas apreciam a verdade quando é revelada. Conhecer melhor a Deus, crescer emocionalmente e ter relacionamentos melhores, é tudo uma questão de crescimento espiritual. Quando conhecemos e experimentamos o caminho que Deus criou, o caminho de crescimento espiritual, isso muda a nossa existência, pois encontramos a vida dele. Tudo muda, nossas emoções, nosso temperamento, nossa profissão, nossos relacionamentos.

“Os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gl 5:22-23)

O Espírito Santo provê qualquer temperamento dessas nove forças abrangentes e desconhece fraquezas. É o homem como Deus entende que deva ser. Ele terá sua individualidade mantida por suas forças inatas, mas não será mais dominado pelas fraquezas.
Todas essas características do Espírito Santo estão presentes na vida de Jesus Cristo. Jesus é o exemplo de maturidade emocional.

Devemos tê-lo como modelo para nossas vidas. Portanto: “andai segundo o Espírito e não cumprireis os desejos da carne”. Se vivermos pelo Espírito, seremos guiados também pelo Espírito. Andar segundo o Espírito e sentir-se pleno do Espírito Santo não são a mesma coisa, apesar de intimamente relacionadas.

São três as partes da alma do homem: a vontade, a mente e o coração (centro emocional). O homem é afetado emocionalmente pelo que é depositado na sua mente. Sua vida pode estar em um estado caótico pela sua maneira negativa de pensar. Sua vida não se endireitará até que sua mente o faça. A Bíblia diz que uma árvore é conhecida pelo seu fruto. Os pensamentos produzem frutos. Tenha pensamentos bons, e o fruto em sua vida será bom. O contrário também é verdadeiro.

Os próprios psicólogos dizem que o homem é incapaz de controlar suas emoções pela vontade. É verdade, pois só o poder de Jesus Cristo é capaz de tornar um indivíduo irado e sarcástico em um ser amoroso, compreensivo, generoso e dócil. Pessoas emocionalmente desequilibradas tendem a ser evitadas, o que agrava o seu desajuste emocional.

Se quisermos uma vida emocional plena, precisamos nos tornar vulneráveis, aprender a "dar a outra face", senão teremos de criar couraças emocionais até nos tornarmos uma ostra, completamente fechada, que não corre o menor risco de ser ferida. A escolha é sua. A mente tem de estar renovada para seguir o Espírito, e não a carne.

Vale dizer que o tratamento psicológico também pode ser um instrumento de ajuda para atingir a maturidade mais rapidamente porque a pessoa terá a mente renovada (Rm 12.2) e passará a conhecer seus próprios limites, aprende a respeitar a si mesma e aos demais sem criar muitas expectativas irreais com relação aos outros.


Por Carla Andrade

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Simplicidade do Evangelho

simplicidade

Já ouvi muita gente dizer que a bíblia é complicada e difícil de ser entendida. Já ouvi gente dizer que não acredita em nada do que está escrito na bíblia porque foi escrita por homens.
Já ouvi gente dizer que existem diferentes interpretações da bíblia e por isso não da para crer em nenhuma, porque nenhuma oferece a garantia de ser “A correta”.
Permita-me contar uma história;

Certa vez um pregador foi convidado a entregar uma mensagem bíblica a uma platéia de intelectuais, doutores e ensinadores de uma renomada Universidade. Lá chegando, começou a explanar um texto bíblico de profundo conhecimento teológico, visto que pregava a grandes pensadores e formadores de opinião.

Ao preparar o sermão, cuidou apenas que ele fosse abundante em versículos bíblicos que lhe dessem a garantia que não houvesse na platéia alguém com formação Teológica e assim sendo encontrasse um possivel erro bíblico em suas afirmaçoes. Coisa de pregador precavido e que estuda a bíblia.
Esmerou-se ao máximo para prender a atenção da preciosa platéia, que friamente analisava as palavras do pregador, não só pelo conteúdo de sua pregação, mas também por sua postura, homilética, hermenêutica e todos os outros adjetivos que um orador possa somar a suas técnicas de sermão.

Para sua tristeza, recebeu uma reação fria e indiferente dos seus ouvintes, imagine você uma enorme platéia em silêncio absoluto, olhar de julgamento, uma atmosfera de total despreso e indiferença… se você algum dia pretende ser pregador, nunca queira pregar a uma platéia assim, prefira um grupo de crianças e escolha a historia de Davi e Golias, você verá uma reação totalmente ao contrário da que descrevi agora.

Perto de chegar ao desespero, seu raciocínio foi mais rápido do que o tempo que lhe restava pra terminar o enfadado sermão, notou que na verdade suas palavras eram simples demais para aqueles doutores, eles queriam algo mais profundo, mais enigmático…as palavras do evangelho que ele estava usando eram muito superficiais para aqueles intelectuais, algo que não lhes prendia a atenção. Foi então que teve a seguinte reação;

Baixou o olhar em direção de sua bíblia fazendo um intrigante silêncio por um curto espaço de tempo, foi o suficiente para chamar a atenção dos ouvintes, então olhou seriamente para um importante matemático ali presente sentado próximo ao púlpito e perguntou;

-Doutor, pode por gentileza me responder uma pergunta?
-Claro, por favor faça a pergunta, respondeu educadamente.

Me diga sem perda de tempo, quanto é dois mais dois?
Um pequeno murmúrio de riso se fez na platéia seguido de um espaço de silêncio por todos.
O doutor com o olhar fixo no jovem pregador abre um pequeno sorriso e logo muda para sua primeira expressão séria e calculista.
Pensa consigo mesmo; O que esse homem pretende com essa pergunta? hum…pode ser que queira apenas fazer graça com minha cara na presença de todos meus colegas…hum, sei não, quem sabe quer apenas que eu responda o resultado óbvio….será? Não, talvez o resultado não seja tão óbvio assim.
E envolto a tantas dúvidas passou a fazer todos os cálculos que conhecia com o número dois, a platéia ainda em silêncio, acompanhava aquele impasse provocado pelo pregador, que pacientemente olhava por cima de seus óculos o desespero que os segundos de silêncio causava no matemático.

Após alguns instantes, o Matemático rompe o silêncio e enfático afirma ao pastor;
Não sei pregador!
A resposta era perfeita para o que Deus precisava fazer entre aqueles ” sábios e entendidos”.
Havia ali presente um menino, mais ou menos dez anos, o pregador então se dirige a ele e lhe faz a mesma pergunta;
-Hei menino! me diga quanto é dois mais dois?
Quatro! responde o menino atropelando a pergunta do interlocutor.
Parabéns garoto, sua resposta esta correta! dois mais dois é quatro! um cálculo tão simples quanto as palavras de Jesus;
Vim para que tenham Vida, e a tenham em abundância, Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir entrarei e cearei consigo!
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Sabe meu querido, o mundo não entende as palavras de Jesus. não porque sejam complicadas, mas porque na verdade são simples demais, as pessoas buscam algo enigmático, esotérico, complicado e que de preferência não se explique usando referencias que se assemelhem a bíblia. Eu na verdade fico alegre com isso, ao lembrar a oração sacerdotal de Jesus que disse;

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Lucas 10.21

Alegre-se por ser um pequeno servo de Deus querido irmão!!! e saiba a resposta;
Dois mais dois é quatro!!!

Em Cristo;

Conhecendo a Bíblia

A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;

- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;

- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;

- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)

- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)

- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)

-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)

- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)

- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)

- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)

- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento?

(Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)

- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?

- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.

- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.

- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.

- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.

- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.

- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PAZ EM MEIO A TURBULÊNCIA

Certa vez um professor lançou um concurso numa renomada universidade de artes plásticas dando a um grupo de alunos a seguinte tarefa;

Fazer algum trabalho de arte que expressasse o melhor significado de paz. Lançado o desafio, cada aluno buscou em alguma forma de arte algo que pudesse descrever esse estado de espírito, tanto na natureza, como nas formas e cores de suas obras de arte. Passado algum tempo, chegou o grande dia da apresentação para a platéia inteira da universidade.

Das muitas obras apresentadas, chegaram algumas finalistas escolhidas com um cuidado minucioso por um solene corpo de jurados, na colocação geral haviam belos quadros pintados retratando lugares maravilhosos, vales e montanhas em tons de cores suaves, borboletas em flores, fotografias de paisagens que transmitiam tranqüilidade ao olhar de quem as contemplavam, composições musicais que elevavam os ouvintes ao descanso, poesias e orações citando algo que falasse da paz.

Curiosamente um aluno trouxe um vídeo que se tornou o grande vencedor do concurso. Durante algumas semanas esse aluno acompanhou um casal de pássaros construírem um ninho e chocar seus filhotes, num lugar que seria a última opção para um ser humano imaginar que se encontraria paz para um tão delicado e harmonioso trabalho.

O lugar escolhido pelo casal de pássaros era embaixo de uma queda de água muito forte e turbulenta, ventos e pingos da cachoeira balançavam o pequeno ninho de um lado para o outro tirando a aparente paz necessária do determinado casal, passaram-se algumas semanas, e as imagens gravadas registraram todo o difícil e delicado trabalho daqueles dois pássaros, mas enfim ao amanhecer de um lindo dia de sol, pela primeira vez as imagens registram dois pequenos filhotes que barulhentos anunciavam a natureza que haviam nascido, e os ventos e pingos daquela água fria não tiraram a paz do feliz casal, que pacientemente cumpriram com o dever da procriação.

Paz em meio à turbulência! (…) o ambiente era o mais impróprio para tentar descrever a paz, mas acontece que a paz de verdade não estava na condição do inóspito lugar e sim no entendimento dado por Deus aqueles dois passarinhos e isso eles entenderam muito bem, ao ponto de conviverem com toda condição contrária, e encontrarem tranqüilidade dentro do pequeno ninho.

Jesus nos ensinou que se estivermos com ele então teremos paz. Precisamos muito entender esse princípio; não é a condição do mundo que nos dará essa paz, tanto que se você busca por um lugar de paz saiba de uma coisa, você jamais encontrará esse lugar, mas se você buscar a Jesus, então encontrará a paz! Ele nos diz em João 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Amigo, Jesus ao nos chamar nunca prometeu-nos um mar de rosas, você nunca encontrará na bíblia um texto que lhe garanta não passar por sofrimento, ao contrário, ele diz que quando você passar pelas águas, ou quando você passar pelo fogo ali ele será contigo !!

Você já tem essa paz?

Fique com a Paz! Em Cristo,

por Eliseu Soares colunista do Gospel Prime

terça-feira, 13 de outubro de 2009


Respondendo sem ouvir


"Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha" (Provérbios 18:13).

Este versículo preciso merece meditação. As lições sugeridas por ele devem ser do interesse de todos os que querem servir a Deus e ajudar a humanidade.

Um triste fato

Às vezes, quando duas pessoas estão tentando discutir pontos de vista opostos, uma delas demonstra grosseria interrompendo a outra repetidamente. Esta descortesia reflete um problema simples: Há um desejo maior de replicar a outra pessoa do que ouvir o seu lado da matéria.

Julgamentos precipitados são feitos com relação a assuntos e problemas que deveriam ser ponderados e estudados cuidadosamente. É um triste fato que muitas pessoas sejam ligeiras para tirar conclusões antes de investigar.

Algumas pessoas são rápidas para falar sobre coisas a respeito das quais conhecem nada de nada, e a criticar os motivos de outros. Tiago disse, "Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tiago 1:19). A sabedoria deste caminho deve ser evidente por si mesma.

Por que algumas pessoas respondem antes de ouvir?

Orgulho. Auto-estima desordenada faz com que certos indivíduos sejam teimosos e persistentes nos seus pontos de vista errados. Elas podem enganar-se acreditando que estão pensando quando estão apenas reorganizando seus preconceitos para apoiar seu ego.

Tais pessoas podem orgulhar-se de sua capacidade para formar opinião sobre um indivíduo ou situação logo de partida. Em sua presunção, elas supõem que podem tirar as conclusões certas sem examinar os fatos. Mal percebem que a maioria das primeiras impressões são notavelmente imprecisas!

Impaciência. Algumas "mentes não conseguem suportar nada que exija atenção fixada e sustentada por longo tempo. Elas ficam inquietas, irritadas e agitadas; e estão sempre ansiosas por pegar uma oportunidade para abreviar a matéria e acabar com ela" (Ralph Wardlaw).

Conhecer toda a verdade é algumas vezes um processo muito tedioso. Não exige nem tempo nem esforço para saltar a uma conclusão sem aprender o que se deveria saber antes de chegar a uma determinação em sua própria mente. Antes de responder a uma matéria, dê-se tempo.

Parcialidade. Uma pessoa que é parcial quanto a um ponto de vista particular é tentada a pesar os fatos com seu polegar nas balanças! Algumas não são realmente honestas em seu manuseio das Escrituras, em certos pontos. Elas tendem a dobrar e torcer a palavra de Deus para fazê-la dizer o que desejam ouvir.

Quando duas pessoas estão de mal uma com a outra, alguns que pretendem buscar informação para que possam chegar a uma reconciliação estão interessados somente no que apóia sua preferência pessoal. O mediador precisa ser sem parcialidade, e isto é raramente o caso, a menos que ele seja igualmente relacionado com ambos os partidos. A parcialidade é uma barreira ao julgamento justo de diferenças.

Preguiça. O preconceito é o substituto para o pensamento da pessoa preguiçosa. Ela não quer gastar muito da energia mental necessária para conhecer a verdade, por isso forma uma opinião que ela exclama fortemente, mas nada há para se apoiar seu ponto de vista.

Na religião, alguns se deixarão levar por quaisquer tradições que herdaram em vez de buscar as Escrituras. "Um mínimo de evidência e um máximo de preconceito contribuem para formar a fé de muitas pessoas" (W. F. Adeney).

Confiança nos sentimentos. "Não posso prová-lo, mas tenho um pressentimento," diz alguém. Sentimentos são sentimentos e fatos são fatos, e o anterior não pode modificar o posterior. Enquanto repreendemos nossos vizinhos religiosos por seguir seus sentimentos antes que a Bíblia, muitos de nós falam bastante sobre nossos palpites e noções nebulosas quando deveríamos nos manter quietos, a menos que tenhamos evidência sólida.

Alguns cristãos têm fortes opiniões e falam muito alto sobre suas opiniões. Bem-aventurado o homem que pode guardar suas opiniões pessoais para si mesmo e não tentar impô-las aos outros!

A arte de ouvir

"Um ouvido atento leva direto ao entendimento do coração" (Andrew W. Blackwood, Jr.). Nenhum caso pode ser decidido corretamente sem a verdade, e toda a verdade. Devemos estar prontos a ouvir todos os lados de uma questão.

Procurar os fatos é exercício muito melhor do que saltar para as conclusões. Depois do "descobrir os fatos" vem o "encarar os fatos." A verdade nua pode ser embaraçosa, mas precisamos desenvolver a arte de ouvir antes de falar. E depois de termos reunido os fatos, tenhamos coragem para enfrentar a verdade.

Nicodemos disse aos outros fariseus, "Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?" (João 7:51). Muitos dos líderes judeus estavam mais interessados em condenar Jesus do que ouvir o seu caso.

A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz este provérbio assim: "Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha."

por Irvin Himmel

http://www.estudosdabiblia.net/1999124.htm